Área de Atuação

Resplendor/MG

Itinerário

PARA AS PRAÇAS DESTE MUNICÍPIO NÃO HÁ LINHAS FIXAS PARA OS ÔNIBUS, TODOS VEICULAM DE FORMA ALEATÓRIA EM TODO PERCURSO CIRCULAR URBANO.


Resplendor é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 440 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de 1 081,796 km², sendo que 2,8 km² estão em perímetro urbano.

A sede tem uma temperatura média anual de 23,4 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Com 75% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com 15 estabelecimentos de saúde. 

O povoamento do município teve início no final do século XIX, quando ocorreu a civilização dos índios Aimorés, primitivos habitantes da região, pelo francês Guido Marlière. As terras foram repassadas então a fazendeiros, que iniciaram o desenvolvimento da agricultura. Na década de 1910 a localidade passou a ser atendida pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), dando progresso à economia e ao desenvolvimento populacional, tendo o núcleo urbano se estabelecido ao redor da estação ferroviária. Em 1911 foi criado o distrito de Resplendor, pertencente a Caratinga, tendo se emancipado em 1938.

A agricultura foi por muito tempo a principal fonte de renda municipal, mais tarde substituída pela extração mineral. Um dos principais atrativos é o Parque Estadual de Sete Salões, uma das principais reservas ambientais de Mata Atlântica da região do Vale do Rio Doce, que possui um complexo de montanhas, matas, cachoeiras, e grutas com pinturas rupestres. Também se destaca o lago da barragem da Usina Hidrelétrica de Aimorés, no caminho do rio Doce, onde se tornou comum a prática de esportes aquáticos, náuticos e da pesca.

Mapa