Boa Vista é um município brasileiro e capital do estado de Roraima, Região Norte do país. Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do estado, situa-se na margem direita do rio Branco.
Moderna, a cidade se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson. O seu projeto foi inspirado por cidades europeias, como Paris, e também em uma das primeiras cidades projetadas do país, Belo Horizonte. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais, além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedral diocesana.
Boa Vista situa-se na porção centro-oriental do estado. De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata de Boa Vista. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Boa Vista, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Norte de Roraima.
Com uma área de 5117,9 km² (que corresponde a 2,54% do estado), limita-se com Pacaraima a norte, Normandia a nordeste, Bonfim a leste, Cantá a sudeste, Mucajaí a sudoeste, Alto Alegre a oeste e Amajari a noroeste. São áreas indígenas, 1447,35 Km² do município (o que corresponde a 25,33% do território total).
1 – BAIRRO UNIÃO
2 – CAÇARI / EQUATORIAL
3 – CARANÃ
4 – MONTE CRISTO
5 – JOQUEI CLUB
6 – NOVA CIDADE / PERÓLA
7 – LAURA MOREIRA
8 – BAIRRO DOS ESTADOS / SEN HELIO CAMPOS
9 – SILVIO BOTELHO / BACABEIRA
10 – OPERÁRIO / COPAIBAS
11 – RAIAR DO SOL / DIRETO
12 – CAUAMÉ
13 – SÃO BENTO
14 – SÃO BENTO / VIA JOQUEI
15 – CIDADE SATÉLITE / DIRETO / CENTRO
16 – NOVO CANGAÇO