Área de Atuação

João Pessoa/PB

Itinerário

João Pessoa é um município brasileiro, capital do estado da Paraíba. A capital paraibana é a sétima cidade mais populosa da Região Nordeste e a 20ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso. Pertence à Região Geográfica Imediata de João Pessoa e à Região Geográfica Intermediária de João Pessoa. A Região Metropolitana de João Pessoa, formada por mais onze municípios. 

Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, tendo sido fundada pela Cúpula da Fazenda Real, já como cidade e não como vila, povoado ou aldeia. Logo passou a se chamar de Filipeia de Nossa Senhora das Neves em 1588 em homenagem ao rei Filipe II que, na época, acumulava as coroas da Espanha e de Portugal. Posteriormente chamada Frederikstad, foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (a atual Recife), na segunda metade do século XVII. Possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda. 

É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro no continente americano". Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo", ficando atrás apenas de Paris, na França. É ainda a cidade mais verde do Brasil, muito por conta do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado na área central da cidade com 515 hectares de mata atlântica preservada, constituindo a maior floresta semiequatorial nativa plana densamente cercada por área urbana do mundo. Foi considerada pela organização International Living como uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria. No ranking feito pela organização, a capital paraibana surge ao lado de Fortaleza como as únicas cidades brasileiras citadas na lista. Dados de 2000 mostram João Pessoa como a capital menos desigual do Nordeste, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com o coeficiente de gini de 0,630, embora tal índice seja considerado "muito alto" de acordo com a ONU. É, portanto, uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste. 

A cidade teve o seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007. Inscrito nos seguintes Livros do Tombo: Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Seu tombamento foi em circunstância de ser uma das primeiras cidades fundadas no Brasil. Recebeu em 2017 o título de cidade criativa pela Unesco, colocando João Pessoa como "Cidade Brasileira do Artesanato". O reconhecimento de João Pessoa a coloca na rota turística brasileira por sua arte popular. Esse reconhecimento teve grande contribuição e influência, devido ao projeto sereias da Penha; onde mulheres artesãs realizam o trabalho manual, dialogando com o design, moda, economia criativa, destacando a arte com escamas de peixe em fios de cobre.

De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata de João Pessoa. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de João Pessoa, que por sua vez estava incluída na mesorregião da Mata Paraibana. 

A cidade localiza-se na porção mais oriental das Américas e do Brasil, com longitude oeste de 34º47'30" e latitude sul de 7º09'28. O local é conhecido como a Ponta do Seixas. A altitude média em relação ao nível do mar é de 37 metros, com altitude máxima de 74 metros nas proximidades do rio Mumbaba, predominando em seu sítio urbano terrenos planos com cotas da ordem de 10 metros, na área inicialmente urbanizada. João Pessoa foi considerada a "segunda capital mais verde do mundo", com mais de 7 m² de floresta por habitante, perdendo somente para Paris, França. 

Em João Pessoa, existem doze rios. Historicamente, o Rio Sanhauá é o mais importante, pois foi nas suas margens que nasceu a cidade e onde foram construídas as primeiras habitações. Outro curso importante é o Rio Jaguaribe, que nasce no conjunto Esplanada, cruza a Mata do Buraquinho e desemboca no Oceano Atlântico, na divisa com o município de Cabedelo. O sistema de abastecimento de água da cidade é proveniente do sistema Gramame-Mumbaba, da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, no qual os rios Gramame e Mamuaba se revezam no abastecimento. No centro da capital, existe a lagoa do Parque Sólon de Lucena, que foi o principal ponto turístico de João Pessoa durante a época em que a cidade se encontrava longe das praias.

A capital paraibana conta com um litoral de cerca de 24 quilômetros de extensão, com nove praias. As praias urbanas têm, como características, as areias brancas e as águas cristalinas. As duas principais são Tambaú, composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azulada, e Praia de Manaíra, uma praia totalmente urbana, formada por recifes, o que torna as suas ondas fracas, e por águas claras no verão.

ROTAS

1 – CRUZ DAS ALMAS
2 – EPITACIO PESSOA
3 – MANAIRA
4 – MANGABEIRA
5 – RANGEL
6 – CRISTO
7 – PENHA
8 – LAGOA
9 – VALE DAS PALMEIRAS
10 – PEDRO II
11 – CIDADE VERDE
12 – MANGABEIRA SHOPPING
13 – CABEDELO
14 – UFPB
15 – ESPLANADA
16 – CRUZ DAS ARMAS
17 – JOSÉ AMERICO
18 – TAMBAU
19 – VAL PARAISO
20 – BESSA
21 – RENASCER
22 – BANCARIOS
23 – MANAIRA SHOPPING
24 – COLINAS DO SUL
25 – FUNCIONARIOS I
26 – RUA DO RIO
27 – PARQUE SOLON DE LUCENA
28 – VALENTINAS
29 – AEROPORTO
30 – AV LIBERDADE
31 – IMACULADA
32 – PEDRO ULISSES
33 – ENGENHEIRO DE CARVALHO
34 – JARDIM
34 – ALTO DA BOA VISTA
35 – MARIO ANDREAZZA
36 – TAMBAY
37 – SESI
38 – CABELO DIRETO
39 – POÇO
40 – GLORIA
41 – SANTO ANTONIO
42 – RAMADINHA
43 – JOAO PAULO II
44 – UFCG
45 – MALVINAS
46 – DINAMERICA
47 – CHICO MENDES
48 – SANTA BARBARA
49 – HOSPITAL TRAUMA
50 – ALTO BRANCO
51 – NAÇÕES
52 – DISTRITO DOS MECANICOS
53 – SAARA
54 – LIBERDADE
55 – MONTE SANTO
56 – PRATA
57 – ALUISIO CAMPOS
58 – VILA NOVA DA RAINHA
59 – MUTIRÃO
60 – SÃO JOSE DA MATA
61 – AMIGÃO
62 – PARTAGE
63 – FACISA
64 – ITARARÉ
65 – CINZA
66 – ALMIRANTE BARROSO
67 – CEASA
68 – CONCEIÇÃO
69 – SANTA ROSA
70 – PRESIDENTE MEDICE
71 – CABOS E SOLDADOS
72 – GALANTE
73 - PARTAGE
 

Mapa