Área de Atuação

Prado/BA

Itinerário

Prado é um município brasileiro no interior e extremo sul do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Localiza-se no litoral sul baiano e ocupa uma área de 1 692,1 km², sendo que 13,3 km² estão em perímetro urbano. 

Foi na Praia da Barra do Cahy, no litoral norte do atual município de Prado, que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou no Recife dos Carapebas em 22 de abril de 1500. Entretanto, o povoamento surgiu de uma aldeia de índios que habitavam a margem do rio Jucuruçu. Em 1755, a localidade foi elevada à categoria de vila, vindo a ser reconhecida como cidade em 1886.

O município se desenvolveu sobretudo devido à pesca, agricultura e, mais recentemente, turismo. Prado constitui um relevante destino turístico principalmente por causa de suas praias e falésias em seus 84 km de litoral. Outros atrativos da cidade incluem os bares e restaurantes da área central, os ateliês de artesanatos e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, fundada no século XVIII.

A área do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1 692,1 km², sendo que 13,28 km² constituem a zona urbana. Situa-se a 17°20'28" de latitude sul e 39°13'15" de longitude oeste e está a uma distância de 789 quilômetros a sul da capital baiana. Seus municípios limítrofes são Porto Seguro, Alcobaça, Itamaraju e Vereda. 

De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Ilhéus-Itabuna e Imediata de Teixeira de Freitas. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Porto Seguro, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Sul Baiano.

O litoral de Prado possui diversas praias que fazem do município um importante destino turístico, incluindo o distrito de Cumuruxatiba. Em vários trechos as águas são cristalinas com tons que variam entre azul e verde, com a presença de falésias e de vegetação preservada. A norte de Cumuruxatiba se encontra a Barra do Cahy, que foi considerada como a "primeira praia do Brasil" em 2017. Isso se deve a Pedro Álvares Cabral ter feito uma parada de 40 horas na foz do rio Cahy antes de ancorar em Porto Seguro em 1500. 

O município integra a zona turística da Costa das Baleias, sendo um dos melhores pontos de observação de baleias-jubarte no mundo. O período de julho a novembro é o mais propício à visualização desses animais, época em que elas procuram as águas mais quentes, como as encontradas na região, para o acasalamento. Para vê-las é necessário pegar barcos em Prado, Cumuruxatiba ou Corumbau. 

Os bares e restaurantes também se configuram como atrativos de Prado. O Beco das Garrafas concentra alguns dos principais da cidade, sendo também palco de apresentações culturais e musicais ao vivo. O Festival Gastronômico reúne bares e restaurantes de todo o município que disputam o preparo dos melhores pratos. 

Outros atrativos da cidade incluem a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, que guarda resquícios do barroco de sua edificação original, datada do século XVIII; o Palácio do Turismo; e os ateliês de artesanato. Dentre os eventos se destacam a festa da padroeira, Nossa Senhora da Purificação, por ocasião de seu dia comemorativo (2 de fevereiro); e o carnaval, com desfiles de blocos e foliões fantasiados e marchinhas. 

Possui como limítrofes Porto Seguro, Itamaraju, Vereda, Alcobaça.
 

Mapa