Área de Atuação

Recife/PE

Itinerário

Recife é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Região Nordeste do país. Com área territorial de aproximadamente 218 km², é formado por uma planície aluvial, tendo as ilhas, penínsulas e manguezais como suas principais características geográficas. Cidade nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M), o Recife é a quarta capital brasileira na hierarquia da gestão federal, após Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, e possui o quinto aglomerado urbano mais populoso do Brasil, superado apenas pelas concentrações urbanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. A capital pernambucana tem, num raio de 300 km, três capitais estaduais sob sua influência direta: João Pessoa (122 km), Maceió (257 km) e Natal (286 km). 

Recife é a metrópole mais rica do Norte-Nordeste e sétima do Brasil, articulando, em sua região geográfica intermediária, 71 cidades, que somam um PIB de 135 bilhões de reais. Já o município isoladamente detém o décimo terceiro maior PIB do país e o maior PIB per capita entre as capitais nordestinas. A cidade é a nona mais populosa do país, e sua região metropolitana é a sétima do Brasil em população, além de ser a terceira área metropolitana mais densamente habitada do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A capital pernambucana desempenha um forte papel centralizador em seu estado e região: abriga sedes de órgãos e instituições como a Sudene, a Eletrobras Chesf, o Comando Militar do Nordeste, o Cindacta III, o TRF da 5ª Região, dentre muitas outras, e o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sediando Consulados-Gerais de países como Estados Unidos, China, Alemanha, França e Reino Unido. O município foi eleito por pesquisa da MasterCard Worldwide de 2013 como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo: apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo o Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e à frente de Curitiba. 

Mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras, Recife surgiu como "Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios" no ano de 1537, na principal área portuária da Capitania de Pernambuco, a mais rica capitania do Brasil Colônia, conhecida em todo o mundo comercial da época graças à cultura da cana-de-açúcar e ao pau-brasil (ou pau-de-pernambuco). No século XVII, a cidade foi por vinte e quatro anos a sede da colônia de Nova Holanda, que teve como um dos administradores o conde Maurício de Nassau. Após a expulsão dos neerlandeses, feita na Insurreição Pernambucana, o Recife emerge como a cidade mais importante de Pernambuco, tendo uma grande vocação comercial influenciada principalmente pelos comerciantes portugueses, os chamados "mascates". A atual área metropolitana do Recife foi palco de muitos dos primeiros fatos históricos do Novo Mundo: no Cabo de Santo Agostinho ocorreu o descobrimento do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón no dia 26 de janeiro de 1500; na Ilha de Itamaracá estabeleceu-se, em 1516, o primeiro "Governador das Partes do Brasil", Pero Capico, que ali construiu o primeiro engenho de açúcar de que se tem notícia na América portuguesa. 

Dentre as suas muitas alcunhas atribuídas, "Veneza Brasileira" é a mais conhecida. O romancista francês Albert Camus esteve no Recife em 1949 e comparou a capital pernambucana a outra cidade italiana ao descrevê-la, em seu livro Diário de Viagem, como a "Florença dos Trópicos". O Centro Histórico do Recife — em que pesem as demolições e descaracterizações — representa em conjunto com os sítios históricos de Olinda, Igarassu e dos Guararapes um dos mais valiosos patrimônios barrocos do Brasil.

O Recife é a capital do sétimo estado mais populoso do Brasil, Pernambuco, situando-se próximo ao paralelo 8º04'03'' sul e do meridiano 34º55'00'' oeste. Ocupa uma área de 218,843 quilômetros quadrados. Sede da Região Metropolitana do Recife (RMR), a capital pernambucana possui a quarta maior rede urbana do Brasil em população, com área de influência direta que abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte (este último junto com Fortaleza), avançando ainda sobre o norte da Bahia (junto com Salvador). 

De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata do Recife. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião do Recife, que por sua vez estava incluída na mesorregião Metropolitana do Recife. 

O Recife faz divisas com os municípios de Jaboatão dos Guararapes a sul e oeste, São Lourenço da Mata e Camaragibe a oeste, Paulista e Olinda a oeste e norte.

ROTAS

01 – BOA VIAGEM
02 – PIEDADE
03 – CANDEIAS
04 – BARRA DA JANGADA
05 – IMBINBEIRA
06 – CABO
07 – PE 060
08 – AEROPORTO
09 – MASCARENHAS DE MORAES
10 – BR 101 SUL
11 – JABOATÃO
12 – PRAZERES
13 – AV RECIFE
14 – ESTANCIAS
15 – AFOGADOS
16 – AREIAS
17 – JIQUIA
18 – AV SUL
19 – JOSE RUFINO
20 – IBURA
21 – CAIS DE SANTA RITA
22 – RECIFE ANTIGO
23 – ABADIAS DE CARVALHO
24 – DERBY
25 – JARDIM SÃO PAULO
26 – CDU
27 – VARZEA
28 – SAN MARTIN
29 – TORRÕES
30 – BARRO
31 – BR 101 NORTE
32 – PLAZA SHOPPING
33 – CASA FORTE
34 – TORRE
35 – ILHA DO LEITE
36 – AV NORTE
37 –AGAMENOM MAGALHÃES
38 – ROSARINHO
39 – ROSA E SILVA
40 – PARNAMIRIM
41 – CASA AMARELA
42 – JOÃO DE BARRO
43 – JABOATÃO
44 – AV RUI BARBOSA
45 – CAMPOS GRANDE
46 – PEIXINHOS
47 – AV PRESIDENTE KENNEDY
48 – OLINDA
49 – ESPINHEIRO
50 – ENCRUZILHADA
51 – BEBERIBE
52 – AV CAXANGA
53 – CABO
54 – PRAZERES
55 – IMBURA
56 - IMBIRIBEIRA
57 – AEROPORTO
58 – NOVO CANGAÇO / CENTRO / PORTO DE GALINHAS
59 – OLINDA / CENTRO / NOVO CANGAÇO
60 – PORTO DE GALINHAS / CENTRO / NOVO CANGAÇO / OLINDA

Mapa