Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre, na Região Norte do país e principal centro financeiro, corporativo, político e cultural do estado. É a capital mais ocidental do Brasil, a 3 030 quilômetros de distância de Brasília, capital federal, e localiza-se às margens do Rio Acre.
Sendo a 4ª capital mais antiga da Região Norte do Brasil, após Belém, Manaus e Macapá, o povoamento da região de Rio Branco se deu no fim do século XIX, com a chegada de nordestinos. O desenvolvimento do município ocorreu durante um grande período dado pelo Ciclo da Borracha. Nesta época ocorreu ainda uma miscigenação intensa da população, com a união entre o branco nordestino de ascendência portuguesa, os afro-brasileiros e os índios, principalmente da etnia Culinas, em conjunto com povos vindos de outras regiões do mundo, principalmente os espanhóis, portugueses, libaneses, italianos e turcos.
Rio Branco se localiza a 9°58'29" sul e a 67°48'36" oeste, numa altitude de 153 metros acima do nível do mar. Aproximadamente à 925 km da Cordilheira dos Andes, a cidade é cortada pelo amazônico rio Acre, que divide a cidade em duas partes denominadas; Primeiro e Segundo Distritos. Atualmente, o rio é atravessado por seis passarelas - a mais nova é a Passarela Joaquim Macedo. Limita-se ao norte com os municípios de Bujari e Porto Acre, ao sul com os municípios de Xapuri, Brasiléia e Capixaba, a leste com o município de Senador Guiomard e a oeste com o município de Sena Madureira.
Rio Branco situa-se em ambas as margens do rio Acre, sua topografia à direita (na região hoje denominada pelo Segundo Distrito) formada por imensa planície de aluvião, enquanto que o solo na margem esquerda (onde fica o centro da cidade), caracteriza-se por sucessão de aclives suaves. Sua vegetação natural é composta basicamente por floresta tropical aberta (baixos platôs e aluvial).
Devido aos altos índices de devastação florestal, em 9 de novembro de 2023, o município de Rio Branco foi incluído na relação de municípios situados no bioma Amazônia considerados prioritários pelo governo federal para ações de prevenção, controle e redução dos desmatamentos e degradação florestal.
1 - SANTA INÊS / RECANTO DOS BURITIS
2 - TAQUARI / PRAIA DO AMAPA
3 - SANTA MARIA / VILA ACRE
4 - LIBERDADE
5 - AMAPÁ
6 - 6 DE AGOSTO / JUDIA
7 - RECANTO DOS BURITIS
8 - POLO BELO JARDIM
9 - POLO BENFICA
10 - JACARANDÁ
11 - RAMAL BOM JESUS
12 - RAMAL CASTANHEIRA
13 - CIDADE DO POVO CHICO MENDES
14 - CIDADE DO POVO AMADEO BARBOSA
15 - BELO JARDIM 1
16 - BELO JARDIM 2
17 - RAMAL DO CANIL
18 - BAIXA VERDE
19 - TANCREDO NEVES
20 - ALTO ALEGRE
21 - MOCINHA MAGALHÃES
22 - IRINEU SERRA
23 - SOBRAL
24 - BAHIA / CARANDA
25 - CABREÛVA / AEROPORTO VELHO
26 - TRASACREANA 58 / 44 / 25
27 - POLO WILSON PINHEIRO / TRASACREANA KM 18
28 - IFAC / TRANSACREANA
29 - FUNDRACRE
30 - FLORESTA / SHOPPING
31 - CALAFATE
32 - CONJUNTO ESPERANÇA
33 - JEQUITIBÁ
34 - UFAC / AVENIDA CEARÁ
35 - UINVERSATÁRIO
36 - JORGE / KALUME
37 - AEROPORTO / PERET
38 - SÃO FRANCISCO / PLACAS
39 - APOLÔNIO SALES / MANGUEIRA / APADEQ
40 - APOLÔNIO SALES / APADEQ
41 - WANDERLEY DANTAS / CAFÉ CONTRI
42 - SÃO FRANCISCO / INCRA
43 - QUIXADÁ
44 - PANORAMA
45 - APOLONIO SALES / ALTAMIRA
46 - MORADA DO SOL / TROPICAL / COHAB DO BOSQUE
47 - AVÁRIO / CADEIA VELHA
48 - MANOEL JULIÃO
49 - UFAC / RODOVIARIO
50 - IFAC / UNIVERSIDADE
51 – NOVO CANGAÇO