Área de Atuação

Santa Luzia/BA

Itinerário

Santa Luzia é um município brasileiro no interior e sul do estado da Bahia. Dista 537 km de Salvador, capital estadual, e se limita com os municípios de Arataca, Una, Canavieiras, Mascote e Camacan. Localiza-se a uma latitude 15º25'46" sul e a uma longitude 39º20'03" oeste, estando a uma altitude de 195 metros. Ocupa uma área de 824,473 km².

O município de Santa Luzia situa-se entre o Platô Costeiro da Cordilheira do Lapão, tendo como limite ao sul o município de Mascote, no serpenteio do Córrego Verde, e ao norte os municípios de Arataca e Una tendo todo o vale da Bacia do rio São Pedro e seus afluentes. A Leste faz limite com Canavieiras, no rio Doce da nascente à foz que daí parte em linha reta até o ponto mais alto da Serra da Onça, limitando-se com o município de Camacan, tendo como referência o ponto mais alto das Serras que dividem a Bacia do São Pedro e a Bacia do Panelão. Essas referências de limites geográficos do município não existiam quando se espalharam inúmeros colonos pela região. Havendo registro como a visita do naturalista alemão Robert Avé-Lallemant que em dezembro de 1858, percorreu o rio Pardo até suas primeiras cachoeiras, ficando hospedado na Fazenda Paraíso em frente à Barra do Córrego Verde propriedade na época do coronel Augusto Frederico Vasconcelos de Souza Bahianna, que ali havia se estabelecido numa sesmaria de uma légua quadrada de terras dedicando-se à exploração de madeira, o que representava na época a principal atividade econômica da região. 

A área mais alta do município, apresenta altitude máxima de 195 m, é constituído pelo bioma Mata Atlântica que abrange territórios que se estendem, especialmente, em grande parte da zona rural de Santa Luzia. A cidade também apresenta rocha que pode chegar aos seus 40 m de paredão. 

Santa Luzia possui construções que diz respeito não somente à sua história, mas também a sua cultura. Uma de suas construções fruto das riquezas e abundância dos diamantes, localizada no Povoado de Jacarandá, às margens do Rio Pardo, tombado Sítio Histórico e patrimônio do município, conserva a igreja de Nossa Senhora do Rosário, de onde tem-se uma vista privilegiada da cidade, no alto de uma colina. Algumas ruínas são testemunhos históricos do passado desse lugar que serviu, no início do século, como ponto de desembarque dos colonos, abertura que favoreceu o crescimento do povoado de 'Arriba Saia' (hoje, Santa Luzia), um simples ponto de descanso e entreposto para tropeiros, garimpeiros e colonos das terras prósperas do cacau. 

Possui como limítrofes Arataca, Una, Canavieiras, Mascote, Camacam.
 

Mapa